quinta-feira, 10 de abril de 2008

Postos acessiveis

Andar pela cidade e precisar de um banheiro é um fato comum. Logo vem a idéia de dar uma paradinha num posto de gasolina, mas quando pensamos em banheiros acessíveis a situação é um pouco mais restrita! Resolvemos incluir a análise de postos de gasolina em nosso blog, pois achamos que eles são um interessante ponto de referência na hora daquele aperto!

Fui ao Posto BR , acho que é um dos únicos acessíveis. Atualmente, segundo informações coletadas no site 'Portal BR', apenas 10 postos em todo Brasil estão incluídos nesse programa. É uma pena que um projeto* tão interessante como esse seja tão pouco implementado nos dias de hoje e me pergunto o porquê disso?

Assim que cheguei, uma pessoa estacionou na vaga reservada. Adivinhem se ela precisava usar esta vaga? Provavelmente deve ter pensado: "Ah, é rapidinho!"


O posto possui bombas de gasolina rebaixadas onde os funcionários cadeirantes têm livre acesso. O piso possui faixas sinalizadoras de segurança que demarcam a área de circulação destes usuários.


Os banheiros são adaptados e de fácil acesso, apenas as portas de entrada estão difíceis de abrir por falta de manutenção.


Para acessar a Loja de conveniências existe uma rampa com inclinação adequada localizada ao lado da vaga reservada. Já no interior desta alguns corredores são estreitos e não permitem o acesso a todas as prateleiras. Será que o projeto ficou pela metade?


Classificamos o posto como Bom. Poderia ser ótimo, não fosse a dificuldade de livre circulação dentro da loja de conveniência.


*Projeto Cidadão Capaz, que visa à adequação de postos de gasolina da rede Petrobrás-BR às questões de acessibilidade, permitindo que usuários de cadeira de rodas sejam integrados ao mercado de trabalho. A iniciativa do Projeto é bem interessante, ela mostra que o uso da cadeira de rodas não está associado a uma deficiência profissional.

acesse: www.milassentos.com.br/blog