quinta-feira, 11 de junho de 2009

Idosos, segurança e barras de apoio


Seguindo com a linha de raciocínio da primeira parte deste post (ver os anteriores) - POR QUE OS IDOSOS CAEM TANTO? - mostramos dois pontos principais: os idosos são as maiores vítimas de acidentes por quedas ao chão; 60% dos idosos que caem e se machucam, cairão, de novo, num prazo de um ano!


Assim, é muito importante que saibamos os motivos, as causas das quedas em idosos. A pergunta não é procurar qual o melhor tratamento depois da queda (fraturas, escoriações, traumas cranianos, etc.). A nossa grande busca é sobre o que causou a queda daquele idoso e EVITAR QUE ELE CAIA DE NOVO!


Leia, novamente, o roteiro de perguntas da primeira parte. Este roteiro é essencial para a segurança e a qualidade de vida. É com este roteiro que buscaremos a causa ou as causas, trabalhando um plano de ação para evitar novas quedas e acidentes.


O idoso pode cair por três motivos principais:




  1. Por problemas inerentes à sua saúde física e mental.

  2. Por problemas relacionados ao ambiente em que ele vive.

  3. Pela ação colateral de medicações que ele possa estar tomando.


Já que falamos em medicamentos, é bom frisar que o idoso e seus familiares devem estar sempre atentos para os seus efeitos colaterais. Mesmo medicamentos corriqueiros, tipo analgésicos, podem ter efeitos devastadores na saúde do idoso!


Toda vez que for passado algum novo medicamento, principalmente se for para pressão arterial ou sedativo, perguntar ao médico sobre os possíveis efeitos colaterais em relação à tonteira e risco de quedas. Nestes exemplos cabem os diuréticos, os medicamentos para hipertensão arterial e os medicamentos calmantes. Lembrar sempre que as doses de medicamentos preconizadas para os idosos são sempre mais baixas que dos adultos. Não deixe de perguntar ao médico sobre isto.


Finalmente, um trabalho multiprofissional para aquele idoso que sofre quedas freqüentes é fundamental. Além do geriatra que vai em busca das causas das quedas, temos a fisioterapia, a enfermagem, a psicologia e a terapia ocupacional. Todos estes profissionais de saúde tem um papel fundamental na reabilitação e no apoio ao idoso que cai.


A Mil Assentos é uma loja especializada em acessórios para o banheiro. Lá você encontra produtos para acessibilidade do ambiente como - barras de apoio, banco articulado entre outros - e também peças que decoram o seu banheiro com muito estilo e personalidade.

Quer comprar produtos de acessibilidade? Consulte a Mil Assentos


11- 3032 0074



Nenhum comentário: