quinta-feira, 17 de maio de 2012

Na hora do aperto


É muito comum hoje em dia você sair de casa para um bar, lanchonete, cinema, balada e etc. E encontrar  um cadeirante, o que você pensa. Ele tem comodidade para utilizar as instalações do local, está adequado com um amplo espaço para locomoção e na hora do “aperto”, o banheiro está de uma forma segura para que ele possa fazer suas necessidades sem se preocupar?
Mil Assento encontra tudo que precisa para seu banheiro adaptado (11 3032-0074)
Não é isso que vemos, e sim muita falta de respeito com o seus clientes cadeirantes, principalmente em seus banheiros, muitos banheiros não estão adequado para o uso de um portador de necessidade especial. Em vários estabelecimentos comerciais não existem banheiros  adaptados para o uso  como se define a Norma da NBR 9050
Banheiro usado como depósito (Isso não pode!)
 Um exemplo é uma grande empresa de Fast Food tem o seu banheiro para cadeirantes como depósito de material, em outra tem o local, só que fica trancado, dizem que é por motivo de higiene, que não para qualquer pessoa utilizar, mas esse tipo de banheiro é para uso de todos, ele só é adaptado para o uso de uma pessoa com necessidade que pode ser utilizado por outras pessoas, um exemplo para ser usado é a do metrô, trem e ônibus todos tem um lugar reservado para portadores de deficiência na própria placa mostram que o local é reservado para pessoas especiais, que se não houver pessoas nessas condições o uso é livre.
Devemos pensar muito quando o assunto é acessibilidade em locais públicos, principalmente em banheiros, pois não sabemos a hora nem o momento que iremos precisar. E se tratando da facilidade que dizem que existem, principalmente para um cadeirante, não é encontrada em banheiros públicos, os poucos que existem não recebem a devida atenção.

Nenhum comentário: